Blogue

Anne Frank e o seu legado

Anne Frank foi uma jovem Alemã de origem judaica que faleceu vítima do holocausto, com apenas quinze anos de idade, num campo de concentração.

Anne Frank foi reconhecida mundialmente após a sua morte pela publicação do seu diário. “O diário de Anne Frank” surgiu, através, da publicação das anotações diárias que esta fazia durante o período em que se manteve escondida com alguns amigos e familiares na Holanda.

Anne Frank nasceu na Alemanha, mas ainda antes do início da II guerra mundial a sua família mudou-se para Amesterdão.

Em 1942 a perseguição nazi aos judeus estendeu-se à Holanda e Anne Frank e a sua família viram-se obrigados a esconder-se num sótão por cima de um espaço comercial. Viveram nesse espaço durante dois anos, com o apoio de duas pessoas amigas, que lhe levavam comida e outros bens de primeira necessidade. Foi nesta reclusão que Anne Frank escreveu no seu diário as suas intimidades e o quotidiano das pessoas à sua volta.

Em Agosto de 1944 Anne Frank e todos os que viviam refugiados naquela casa são denunciados, capturados e levados para campos de concentração Alemães, onde acabaram por morrer mais tarde, à exceção de seu pai, único sobrevivente.

Após o fim da guerra e depois de perder a esperança de encontrar algum familiar com vida, Otto Frank, o pai de Anne Frank, recupera o diário e consegue que mais tarde seja publicado, é hoje uma das obras mais traduzidas em todo o mundo.

A casa onde a família Frank e seus amigos viveram escondidos dos nazis é hoje um museu. Nele podem-se visualizar entre outros documentos deixados por Anne Frank o seu diário na versão original, a área da casa que serviu de abrigo tal como foi deixada pela família Frank. O museu possui também uma sala de exposições, uma livraria e um café.

O museu Anne Frank foi criado em 1957 com o objetivo de evitar a demolição da casa que continha o “anexo secreto”. Alguns anos mais tarde o seu pai cria também o instituto Anne Frank que funciona como ONG, com sede na Suíça e representação em vários países, este visa fortalecer o contato e a comunicação entre jovens de várias culturas, religiões e raças, em contradição à intolerância e descriminação no combate ao antissemitismo.

Apesar de ter vivido poucos anos Anne Frank ficou conhecida como um símbolo da representação das atrocidades perpetuadas pelos nazis aos judeus na II guerra mundial.

Paula

 

Ler mais

Publicação do Cantinho do amig@

CANTINHO DO AMIG@

Dualidade
 
"A dualidade é um dos princípios da vida, cuja caraterística é tudo ou nada: os caminhos que prometem ser não são, e o nada se transforma em tudo" 
 
Lurdes Pereira
 
Complexidade
" Vivemos num mundo complexo , ciclicamente impregnado de crises: crise financeira, social e a crise de valores, que acabam sempre por afetar a nossa qualidade a vida. O mal ou o bem de uns é facilmente contagiante, já que somo seres energéticos e estamos interligados uns aos outros. A responsabilidade individual influi, de forma direta, no universo coletivo, na medida em que vivemos num mundo coparticipado de consciências. Portanto, torna-se imperativo, espalhar o bem à nossa volta, de forma a partilhar com todos o melhor que há em cada um de nós."  
 
Lurdes Pereira
 

 

Ler mais

Auto-retrato

Pele clara, olhos castanhos

Nariz pequeno e pontiagudo

Cabelos de longos tamanhos

Corpo baixo e reboludo

Persistente e audaz

Honestidade é seu forte

Tudo tenta até ser capaz

Se perde não há quem a conforte

O sonho jamais ficará para trás

O seu segredo é acreditar

Que as perdas ficam lá atrás

É assim mesmo que se considera

Mas nem por isso desespera

Tudo que acontece supera

 

Paula 

 

Ler mais

Traços da Globalização

 
 Atualmente as compras fazem-se nos shopings ou on-line. Este comportamento generalizou-se um pouco por todo o país e pelo mundo.
 
 
Esta imagem mostra-nos claramente como o grande centro económico do país se desertificou com a emergência da sociedade moderna, tal como Max Weber previu, deram-se grandes mudanças ao nível dos comportamentos sociais. Os hábitos enraizados dos portugueses durante muitos anos, de fazer as suas compras na baixa de Lisboa, transferiram-se para os grandes centros comerciais, onde se consegue um conjunto de serviços diversificados num curto espaço, poupando tempo, quando ele é tão escasso na sociedade moderna. Este comportamento generalizou-se um pouco por todo o país e a minha Cidade não é exceção.
 
Paula
Ler mais

Um filme surpreendente

Crítica sobre o filme “Chaplin"

Em 1992 foi produzido o filme  biográfico Chaplin, sobre a vida e obra do comediante e realizador britânico Charlie Chaplin, dirigido por Richard Attenborough e interpretado por por Robert Downey, Jr.Moira KellyDan Aykroyd, Penelope Ann Miller e Kevin Kline e Geraldine Chaplin (filha do próprio comediante). Adaptação ao cinema dos livros My Autobiography (de Chaplin) e Chaplin: His Life and Art .

O filme descreve a vida de Charles Chaplin, um génio e pioneiro no cinema, desde a sua infância até à sua morte. Aborda situações como a pobreza, exclusão social, amores e desamores, questões politicas e reconhecimento pessoal.

A história é contada através de analepses do personagem principal, Charlie Chaplin, que recorda os momentos mais marcantes da sua vida. De forma por vezes caricata e cómica Chaplin afirmava a sua forma de pensar e de estar face à exclusão social e política. Fatores em clara evidência no filme quando relata a infância de Charlie Chaplin, retrata os problemas sociais existentes na maior parte da população Inglesa da época. Anos mais tarde, ao tornar-se uma pessoa influente e abastada utiliza os seus filmes para se manifestar contra regimes políticos, como o de Hitler. O que o leva a ser afastado dos E.U.A., país que lhe deu tantas oportunidades.

Está bem patente no filme a formação não formal que Chaplin adquiriu ao longo da vida e a forma como os obstáculos funcionaram, como que, uma alavanca para o projetar para o futuro. Também está presente o reflexo da falta de afeto maternal, na busca incessante, ao longo da sua vida, pela mulher ideal.

No meu entender, o filme está muito bem concebido no sentido de que passa algumas mensagens de relevância, além de entreter, e dar a conhecer a vida do cómico.

Paula

                         

Ler mais

Movimentos sociais na atualidade

“Os movimentos sociais tomaram novos contornos desde o final do século XIX, com a emancipação da mulher, com o aumento do número de países democratizados, com o aumento das desigualdades sociais, com as crises económicas e financeiras e sobretudo com o desenvolvimento dos meios de comunicação e as novas tecnologias. Através dos meios tecnológicos, já se organizam movimentos, o que lhes dá uma maior dimensão num curto espaço de tempo, agindo assim muitas vezes como grupos de pressão sobre os dirigentes políticos. Acredito que estes movimentos terão repercussões no futuro da democracia em Portugal, uma vez que vivemos numa crise económica e as lacunas, não só sociais, mas em todos os setores são muitas. O povo tem direito ao manifesto, desde que ordeiramente, conforme expresso na CRP, é uma forma de os cidadãos, embora que indiretamente, interfiram nas decisões do país e em benefício da democracia e dos direitos adquiridos os governantes deverão ouvi-los e ponderar. A título de exemplo, as movimentações sociais das forças de segurança, durante vários anos não foram aceites com bons olhos, por serem elas próprias as estabilizadoras da ordem pública, mas ao fim de algumas manifestações e com o evoluir dos tempos, acabaram por ser compreendidas e chamadas ao diálogo. Os movimentos sociais são os movimentos das massas originados pelo descrédito nos políticos e nos sistemas de governação, com tendência a crescer. Desta forma as massas acreditam conseguir mudar algo que esteja em risco na sociedade.”  Paula

Ler mais

Sondagem

Qual a sua opinião sobre esta página?

Boa 10 63%
Média 2 13%
Fraca 4 25%

Total de votos: 16

Boletim informativo

Subscreva o nosso boletim informativo:

Blogue

O meu carinho para ti

Ainda não te tinha escrito porque não encontrava as palavras certas.  Porque não há palavras para descrever um ser como tu, tão prestável, quando por vezes vive as agruras da vida. Mas nem por isso deixa de dar a mão, as mãos, e tudo a todos os que a rodeiam sem pedir nada em...
Ler mais

A Nupcialidade na atualidade

Longe vai o tempo em que as uniões familiares eram celebradas com intuitos financeiros através de casamentos por conveniência planeados pelos progenitores. Segundo o estudo realizado por Sofia Aboim, há muito que os casamentos se realizam por amor e que muitas formas de paixão ou amor deram vazão...
Ler mais

Quando o silêncio fala

Não fales, Não digas nada, Apenas o silêncio impera, e, é rei e senhor. Palavras para quê? Não valem de nada, Não servem para nada. Então não digas nada Nada mais do que deves, ou mais do que podes, Fica parado no silêncio da noite Apenas as estrelas ouves cintilar Estas sim, jamais vão parar E...
Ler mais

O Valor do silencio segundo Fernando pessoa

Não Digas Nada! "Não digas nada!  Nem mesmo a verdade  Há tanta suavidade em nada se dizer  E tudo se entender —  Tudo metade  De sentir e de ver...  Não digas nada  Deixa esquecer  Talvez que amanhã  Em outra paisagem  Digas que foi...
Ler mais

Para Onde Caminhamos

Para onde se encaminha a população portuguesa? No meu entender e segundo as estatísticas, caminha a passos largos para a sua redução e envelhecimento. Para fundamentar tal afirmação baseio-me nos dados publicados pelo INE1, no final de 2014. As estatísticas demográficas, estudo científico da...
Ler mais

Natal ou talvez não

A celebração do Natal, não sendo uniforme em todo o mundo, merece a nossa atenção. Várias são as religiões que interpretam a Bíblia e dão sentidos diferentes ao dia 25 de dezembro. No caso do Cristianismo assinala o dia com a celebração do nascimento de Jesus. Por outro lado, as Testemunhas de...
Ler mais

Anne Frank e o seu legado

Anne Frank foi uma jovem Alemã de origem judaica que faleceu vítima do holocausto, com apenas quinze anos de idade, num campo de concentração. Anne Frank foi reconhecida mundialmente após a sua morte pela publicação do seu diário. “O diário de Anne Frank” surgiu, através, da publicação das...
Ler mais

Publicação do Cantinho do amig@

CANTINHO DO AMIG@ Dualidade   "A dualidade é um dos princípios da vida, cuja caraterística é tudo ou nada: os caminhos que prometem ser não são, e o nada se transforma em tudo"    Lurdes Pereira   Complexidade " Vivemos num...
Ler mais

Auto-retrato

Pele clara, olhos castanhos Nariz pequeno e pontiagudo Cabelos de longos tamanhos Corpo baixo e reboludo Persistente e audaz Honestidade é seu forte Tudo tenta até ser capaz Se perde não há quem a conforte O sonho jamais ficará para trás O seu segredo é acreditar Que as perdas ficam lá atrás É...
Ler mais

Traços da Globalização

   Atualmente as compras fazem-se nos shopings ou on-line. Este comportamento generalizou-se um pouco por todo o país e pelo mundo.     Esta imagem mostra-nos claramente como o grande centro económico do país se desertificou com a emergência da sociedade moderna,...
Ler mais